2 de dez de 2015

10ª Mostra Sesc Guajajara de Artes encerra com 12 horas de programação cultural no Over12

A programação inicia ao meio-dia, na área de vivência do Sesc Deodoro e encerra com o show Selvática da cantora, compositora e atriz Karina Buhr, às 23 horas, na Nauro Machado

TEXTO: NAYZA SOARES

A 10ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes está repleta de atrações culturais para o Over12 — 12 horas ininterruptas com espetáculos teatrais, performances, discotecagem, além dos shows musicais. Para o último dia do evento, 3 de dezembro, a programação inicia ao meio-dia, na área de vivência do Sesc Deodoro e encerra com o show Selvática da cantora, compositora e atriz Karina Buhr, às 23 horas, na Nauro Machado, que aborda a temática feminista, como em Eu Sou Uma Monstro.
O show Instrumental Bossa Nova do Grupo Bossa abre a programação na área de vivência do Sesc Deodoro, a partir das 12 horas. Em seguida, a atração Only Vibe com a Cia. Street Masters-MA e o espetáculo A Caixa com a Cia. Arte de 2-MA. No segmento cinematográfico, serão exibidos a Mostra Videoarte “Banho de Mar Banho de Sal Grosso” de Jane Maciel-MA, “Bloco 6 – Subtérreo” de Eliaquim Maia e “Massa Estanque” de Ramusyo Brasill, Nayra Albuquerque e Luciano Linhares, às 15 horas. Na sala de dançao público pode assistir a performance Receba com Luana Reis do LABORARTE-MA, às 16 horas.


A agenda se estende pelos pontos culturais da Praia Grande. Às 17 horas, a performance Corpografias do Pixo com Marcia de Aquino e Gê Viana invade a Travessa Boa Ventura e Rua Djalma Dutra e no entorno da Praça Nauro Machado. Às 18 horas é a vez da performance “Palavras Perambulantes”, com Nilce Braga (Cia. Nhá Caboca/MA). A artista Jane Maciel do Coletivo NUPPI exibe seu vídeo Banho de Mar Banho de Sal Grosso, às 18h30, no Cais da Praia Grande/ Av. Beira Mar.

Na Praça Nauro Machado, foi preparado uma agenda diversificada para animar a noite começando com o vídeo mapping Amazônia Mapping com a artista Roberta, a intervenção Fogo de Prometeu com O Circo tá na Rua-MA e o Live Cinema com Guilherme Fogagnoli-SP e a discotecagem com o DJ Jorge Choairy-MA, a partir das 19 horas. Os shows JazzEncontros com a JazzEncontros e Onze de Um com a banda Casa Loca aquecem o palco, a partir das 20 horas, para a grande atração da noite, a Karina Buhr com o show “Selvática, às 23 horas.



SOBRE A ALDEIA

A Aldeia Sesc Guajajara de Artes é um projeto de continuidade no país. Integrante da Rede Sesc de Intercâmbio e Difusão das Artes Cênicas, o projeto caracteriza-se pela potência do confronto com o outro e o novo nas linguagens música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cinema e circo. Essa reunião de elementos e características exprime o espírito que norteia o evento, marcado tanto pela expressividade da cultura popular, afro-brasileira e indígena, quanto pela arte contemporânea. Apresentando-se em formato de “Aldeia Cultural”, concentra uma programação artística-cultural para públicos variados. Em sua 10ª edição, promovida no período de 25 de novembro a 03 de dezembro nos municípios de São Luís e Raposa, a Aldeia Sesc Guajajara de Artes evidencia sua vocação multiculturalista através de uma ampla e rica programação fortemente marcada pelo diálogo com os coletivos e redes culturais.