28 de nov. de 2015

Orquestrando a Vida abre programação desta sexta-feira na 10ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes

O projeto Sesc Orquestrando a Vida é voltado para adolescentes e jovens, músicos de bandas filarmônicas localizadas em São Luís

TEXTO: LIDENEY RIBEIRO
FOTOS: FAUSTO RICARDO (IMPERATRIZ FOTOS)


Comerciários, funcionários do Sesc e demais frequentadores do Sesc Deodoro foram novamente surpreendidos com mais um momento cultural com assinatura da 10ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes. A atração desta sexta-feira (27) foi o Projeto Orquestrando a Vida, sob a regência de Jairo Moraes.

A orquestra reuniu alunos das turmas de clarinete, trombone, trompete e trompa em uma apresentação que agradou o público. Márcia Camila Pinto Pereira, 18 anos, conta que como musicista ficou muito satisfeita com o que presenciou. “Essa é uma forma de mostrar ao público algo diferente do que estão acostumados a ouvir e fazer com que entendam que o universo da música é muito amplo”, disse.

Os 40 integrantes apresentaram um repertório de três músicas, “Black of Run”, de John Tignes, a segunda de divulgação do site do Sesc Partituras, “As Rosas do Amor”, e outra do compositor maranhense Carlinhos Veloz, “Ilha Bela”, homenageando São Luís.

Segundo o regente Jairo Moraes, a 10ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes foi um importante espaço para o público conhecer o Projeto. “É importante as pessoas conhecerem o que o Sesc faz dentro e fora das Unidades e o Orquestrando a Vida é um exemplo do belíssimo trabalho desenvolvido fora”, disse.


O projeto Sesc Orquestrando a Vida é voltado para adolescentes e jovens, músicos de bandas filarmônicas localizadas em São Luís, que a partir da promoção de cursos de prática de instrumentos visa-se o desenvolvimento de habilidades artísticas pertinentes à área da música por meio de cursos. O projeto é desenvolvido em parceria com a SEMED no Colégio Luís Viana no bairro Alemanha com aulas aos sábados à tarde. Hoje o grupo conta com equipe de trabalho formada por sete instrutores e um regente e dois técnicos de cultura, servidores do Sesc e uma servidora da SEMED para acompanhamento.

“A música muda à vida”, afirmou a professora Elisane Azevedo, mãe de dois integrantes do Projeto. Ela conta que por meio do projeto seus filhos não só aprenderam a tocar como fizeram grandes amizades e hoje se apresentam em vários locais.

SOBRE A ALDEIA

A Aldeia Sesc Guajajara de Artes é um projeto de continuidade no país. Integrante da Rede Sesc de Intercâmbio e Difusão das Artes Cênicas, o projeto caracteriza-se pela potência do confronto com o outro e o novo nas linguagens música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cinema e circo. Essa reunião de elementos e características exprime o espírito que norteia o evento, marcado tanto pela expressividade da cultura popular, afro-brasileira e indígena, quanto pela arte contemporânea. Apresentando-se em formato de “Aldeia Cultural”, concentra uma programação artística-cultural para públicos variados. Em sua 10ª edição, promovida no período de 25 de novembro a 03 de dezembro nos municípios de São Luís e Raposa, a Aldeia Sesc Guajajara de Artes evidencia sua vocação multiculturalista através de uma ampla e rica programação fortemente marcada pelo diálogo com os coletivos e redes culturais.

Quer saber o que vai acontecer na 10ª Aldeia Guajajara de Artes confira nossos espaços na rede:
Site do Sesc - www.sescma.com.br
Blog Aldeia Sesc Guajajara - http://migre.me/scMqG
Fanpage Aldeia Sesc Guajajara - http://migre.me/scMq4
Fanpage Cultura Sesc - http://migre.me/scMrD
Twitter - @sescma
Twitter Aldeia - @aldeiaguajajara
Instagram do Sesc- http://migre.me/scMvW
Instagram Aldeia Sesc Guajajara - http://migre.me/scMxJ