27 de nov. de 2015

Eitapiquena Arteira integra programação deste sábado da 10ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes

O EPA é uma mostra artística anual realizada em São Luís, para refletir o papel da Mulher e suas conquistas, lembrando a história do feminismo


Sob a regência e orquestração do Grupo AFRÔS e da ONG em Prol Natureza, Arte, Vida e Ecologia, o EitaPiquena Arteira (EPA) 2015 integra a agenda da 10ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes com uma intensa programação neste sábado, 28 de novembro, na Praça da Criança, Centro Histórico de São Luís, a partir das 17 horas.

O Eita Piquena Arteira (EPA) é uma mostra artística anual realizada em São Luís, para refletir o papel da Mulher e suas conquistas, lembrando a história do feminismo, marcada por avanços sociais, políticos e econômicos, mas também pela discriminação e violência a que muitas mulheres ainda são submetidas em todo o mundo.

Cris Campos, cantora do grupo Afrôs e produtora do evento, afirma que “O Eita Piquena Arteira surgiu porque somos mulheres e somos muitas! Hoje, no Brasil, cada vez mais se vê as mulheres juntas organizando movimentos contra o machismo, o preconceito e todas as formas de opressão à Mulher e sua liberdade. O EPA vem dar voz e vez às mulheres lésbicas, héteros, magras, gordas, travestis, donas de casa, empresárias, prostitutas, artistas, mães, mães solteiras, a todas”.

Fernanda, cantora do grupo Afrôs e produtora do EPA completa: “A festa-movimento nasceu um dia e arregimentou diversas mulheres e homens que se incomodavam com toda forma de preconceito, seja ele qual for”.

O evento, que está em sua sexta edição, vai acontecer de forma diferenciada dos anteriores. Rebeca Alexandre, percussionista de Afrôs e produtora do evento afirma que o EPA conta em 2015 com a parceria e apoio fundamentais do Sesc n Maranhão, sendo que o EPA vai ser uma ação dentro da programação da Aldeia Sesc Guajajara de Artes: “Nós vamos potencializar a ação do Sesc e este parceiro a nossa. Ambos vão se ajudar”, afirma a produtora.

O EPA também traz reflexões acerca da Arte como trabalho, como meio de vida, ressaltando uma produção que avança diariamente com trabalhos e projetos inovadores, mas que sente a necessidade do apoio do empresariado e o poder público para realização desses projetos.
Além dos trabalhos artísticos que acontecerão (com foco no feminino), será aberto um espaço na praça para a tradicional feirinha criativa, em que pequenos produtores, artesãos, estilistas possam colocar à venda seus produtos.

A programação do evento conta com os shows de Jazz Encontros, Camila Reis, Afrôs e Coletivo Gororoba, a performance Todas as Mulheres Amam, de Valda Lino e Manifesto Mulheres da Capoeira, sob a direção de Samme Sraya; Roda das Flores com danças circulares; a exposição Azul Pedra Mar, de Jane Maciel; a Intervenção Urbana Enfarofados de Gê Viana; a performance do projeto O Circo Tá na Rua, sob a direção de Donnys dos Santos; o lançamento dos livros Vem Cá curiar o Cacuriá de Inara Rodrigues e Cantigas Divinas de Camila Reis; discotecagens de Ninfa Gira e Preta; exibição de filmes com temáticas femininas; desfile de bolsas da Cadê Beltrano.

O Eita Piquena Arteira 2015 é realizado pelo Grupo AFRÔS e da ONG em Prol da Natureza, Arte, Vida e Ecologia, e em 2015 conta com parceria do SESC Maranhão e apoio da Prefeitura de São Luís, através da Subprefeitura do Centro Histórico; Secretaria de Estado da Cultura Secretaria de Estado da Mulher; Casa da Mulher; Objeto Contemporâneo; Mídia Dois Produtora de Vídeo; e Núcleo de Pesquisa e Produção em Imagem - NUPPI, do Instituto Federal do Maranhão - IFMA.

SOBRE A ALDEIA

A Aldeia Sesc Guajajara de Artes é um projeto de continuidade no país. Integrante da Rede Sesc de Intercâmbio e Difusão das Artes Cênicas, o projeto caracteriza-se pela potência do confronto com o outro e o novo nas linguagens música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cinema e circo. Essa reunião de elementos e características exprime o espírito que norteia o evento, marcado tanto pela expressividade da cultura popular, afro-brasileira e indígena, quanto pela arte contemporânea. Apresentando-se em formato de “Aldeia Cultural”, concentra uma programação artística-cultural para públicos variados. Em sua 10ª edição, promovida no período de 25 de novembro a 03 de dezembro nos municípios de São Luís e Raposa, a Aldeia Sesc Guajajara de Artes evidencia sua vocação multiculturalista através de uma ampla e rica programação fortemente marcada pelo diálogo com os coletivos e redes culturais.

Quer saber o que vai acontecer na 10ª Aldeia Guajajara de Artes confira nossos espaços na rede:
Site do Sesc - www.sescma.com.br
Blog Aldeia Sesc Guajajara - http://migre.me/scMqG
Fanpage Aldeia Sesc Guajajara - http://migre.me/scMq4
Fanpage Cultura Sesc - http://migre.me/scMrD
Twitter - @sescma
Twitter Aldeia - @aldeiaguajajara
Instagram do Sesc- http://migre.me/scMvW
Instagram Aldeia Sesc Guajajara - http://migre.me/scMxJ