25 de nov. de 2015

Intervenção, espetáculos, música e literatura na programação desta quinta-feira da 10ª Aldeia Guajajara de Artes

A programação iniciou na quarta-feira com cortejo artístico e shows musicais na Praça Nauro Machado

TEXTO: LIDENEY RIBEIRO / NAYZA SOARES 

Dada à largada na agenda cultural da 10ª Aldeia Guajajara de Artes. Nesta quinta-feira (26), a programação inicia às 9h com ações nas unidades móveis do BiblioSesc no município da Raposa e em bairros de São Luís. O evento conta ainda com intervenção artística, espetáculos encerrando com shows musicais na Praça Nauro Machado. A programação em comemoração dos 10 anos de Projeto teve início dia 25 de novembro e estende-se até o dia 3 de dezembro, com 12 horas de programação ininterrupta regada a música, circo, dança, intervenções, teatro e artes plásticas.

Das 9 às 14 horas, as unidades móveis do BiblioSesc estarão com contação de histórias para alunos de escolas municipais de São Luís e para crianças atendidas pelos projetos do Sesc Comunidade da Raposa.


Inspirado na poesia de Eduardo Galeano, do livro dos Abraços, o grupo Xama Teatro realiza a intervenção “Mulheres de Oslo”. Com uma saia cheia de bolsinhos, as integrantes retiram poesias, sortes e segredos. A apresentação acontece ao meio-dia, na Área de Vivência do Sesc Deodoro.


À tarde, a agenda é composta por dois espetáculos, o primeiro às 17 horas, com a Cia Nhá Caboca chamado “Circo Poesia”, que conta a estória de duas palhaças artistas que para sobreviver apresentam seus dotes artísticos em um cenário repleto de poesia, artes circenses e cultura popular.


Abrangendo todos os segmentos artísticos BemDito Coletivo apresenta o Espetáculo TRANSfigura#2. Uma performance de som que visa promover reflexão sobre gênero, identidade, o comum, o outro, o espaço, o contemporâneo e sobre a Arte. O espetáculo tem duas horas de duração, com início às 17h30, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho.

Shows com bandas locais e discotecagem fecham a programação na Praça Nauro Machado. Às 19h, discotecagem “Download”, com Eliaquim Maia, depois acontece o show “Mete o amor, forte!”, com Tiágo Máci encerrando com show “Hip Hop Cangaceiro”, com Hip Hop Cangaceiro.

SOBRE A ALDEIA

A Aldeia Sesc Guajajara de Artes é um projeto de continuidade no país. Integrante da Rede Sesc de Intercâmbio e Difusão das Artes Cênicas, o projeto caracteriza-se pela potência do confronto com o outro e o novo nas linguagens música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cinema e circo. Essa reunião de elementos e características exprime o espírito que norteia o evento, marcado tanto pela expressividade da cultura popular, afro-brasileira e indígena, quanto pela arte contemporânea. Apresentando-se em formato de “Aldeia Cultural”, concentra uma programação artística-cultural para públicos variados. Em sua 10ª edição, promovida no período de 25 de novembro a 03 de dezembro nos municípios de São Luís e Raposa, a Aldeia Sesc Guajajara de Artes evidencia sua vocação multiculturalista através de uma ampla e rica programação fortemente marcada pelo diálogo com os coletivos e redes culturais.

Quer saber o que vai acontecer na 10ª Aldeia Guajajara de Artes confira nossos espaços na rede:
Site do Sesc - www.sescma.com.br
Blog Aldeia Sesc Guajajara - http://migre.me/scMqG
Fanpage Aldeia Sesc Guajajara - http://migre.me/scMq4
Fanpage Cultura Sesc - http://migre.me/scMrD
Twitter - @sescma
Twitter Aldeia - @aldeiaguajajara
Instagram do Sesc- http://migre.me/scMvW
Instagram Aldeia Sesc Guajajara - http://migre.me/scMxJ