26 de nov. de 2015

Arte, cultura e literatura marcam terceiro dia de apresentações da 10ª Aldeia Guajajara de Artes

A Aldeia Sesc Guajajara de Artes evidencia sua vocação multiculturalista através de uma ampla e rica programação fortemente marcada pelo diálogo com os coletivos e redes culturais

TEXTO: NAYZA SOARES

Com o objetivo de integrar as culturas nacionais e artísticas maranhenses em um espaço de interação com o público, a 10ª Aldeia Guajajara de Artes preparou uma agenda diversificada para esta sexta-feira, 27 de novembro, a partir das 10 horas, nos principais pontos culturais e históricos da capital e na área de vivência do Sesc Deodoro. Na agenda, espetáculos cênicos e de música, e a continuação da mostra de cinema Nueva Mirada, literatura e contação de histórias. Toda a programação é gratuita.



No segmento das artes cênicas, a Aldeia Sesc apresenta a performance Bosque das Palavras com Camila Reis do grupo maranhense Laborarte; a intervenção Selfie-se quem puder de Carolina Libério, Áurea Maranhão, Cris Campos, Jane Maciel e Layo Bulhão e a performance A Sagração da Primavera com Ruan Paz da Cia BemDito Coletivo – MA.  No campo da música, o Projeto Sesc Orquestrando a Vida se apresentam ao meio-dia, na área de vivência do Sesc Deodoro.


O público poderá apreciar ainda o espetáculo teatral As 10 coisas que meu pai deveria ter ouvido antes de ter ido para a guerra da Cia DRAO Teatro da [In]constância – MA, que conta a estória da família de um coronel psicótico que cria seus filhos em um porão como se fossem meninas temendo que fossem arrastados para o fronte durante os últimos anos da Segunda Guerra Mundial. A peça será apresentada às 19 horas, no Casarão do Saber para um público limitado, a partir de 16 anos.



A Mostra Itinerante do Festival Internacional “Nueva Mirada” para a Infância e Juventude exibirá das 15 às 16h30 uma maratona de curtas-metragens, os filmes Gnomos & trolls da Suécia e O rei Siri do Sri Lanka. A sessão acontece no Cine Praia Grande, com classificação a partir dos 4 anos.

Para os apreciadores da arte literária, a programação desta sexta (27) traz o sarau poético A Casa da Mãe Joana, às 20h30, na Casa da Mãe Joana e a contação de histórias Lá Vem... História com a Companhia do Imaginário, das 10 às 15 horas, na área de vivência do Sesc Deodoro.

SOBRE A ALDEIA

A Aldeia Sesc Guajajara de Artes é um projeto de continuidade no país. Integrante da Rede Sesc de Intercâmbio e Difusão das Artes Cênicas, o projeto caracteriza-se pela potência do confronto com o outro e o novo nas linguagens música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cinema e circo. Essa reunião de elementos e características exprime o espírito que norteia o evento, marcado tanto pela expressividade da cultura popular, afro-brasileira e indígena, quanto pela arte contemporânea. Apresentando-se em formato de “Aldeia Cultural”, concentra uma programação artística-cultural para públicos variados. Em sua 10ª edição, promovida no período de 25 de novembro a 03 de dezembro nos municípios de São Luís e Raposa, a Aldeia Sesc Guajajara de Artes evidencia sua vocação multiculturalista através de uma ampla e rica programação fortemente marcada pelo diálogo com os coletivos e redes culturais.

Quer saber o que vai acontecer na 10ª Aldeia Guajajara de Artes confira nossos espaços na rede:
Site do Sesc - www.sescma.com.br
Blog Aldeia Sesc Guajajara - http://migre.me/scMqG
Fanpage Aldeia Sesc Guajajara - http://migre.me/scMq4
Fanpage Cultura Sesc - http://migre.me/scMrD
Twitter - @sescma
Twitter Aldeia - @aldeiaguajajara
Instagram do Sesc- http://migre.me/scMvW
Instagram Aldeia Sesc Guajajara - http://migre.me/scMxJ