30 de out. de 2012

Produções do Sesc fazem parte das atrações da Mostra Guajajara de Artes

A dança, música e teatro são as formas de expressão mais apreciadas pelo público e ao longo do tempo tem desenvolvido inúmeros estilos e movimentos. Com espaço garantido na grade anual de atividades do Sesc, uma parcela dos trabalhos e projetos desenvolvidos nessas modalidades estão presentes na programação da 7° Mostra Sesc Guajajara de Artes. Até o dia 01 de novembro, o público aprecia a dança de rua da Cia Street Master de Dança, Companhia Sesc de Dança de Salão, projeto Sesc Instrumental, apresentação do Núcleo Sesc de Estudos Teatrais e o tradicional Boi Brilho do Sesc.
  




Na segunda, dia 29 de outubro, o Sesc mostrou o talento e experiência da Companhia Street Master,  Companhia Sesc de Dança de Salão e do Núcleo Sesc de Estudos Teatrais. Com o Espetáculo de Dança “Identidade”, a coreografia da Cia Street Master de Dança é permeada pelos estilos freestyle, house, popping, locking, cacuriá, bumba-meu-boi, dentre outros que permeiam a brilhante trajetória do grupo. Fruto do projeto Adolescente Cidadão, pelo qual o Sesc visa desenvolver os talentos de jovens de bairros menos favorecidos, esse trabalho reune treze anos de dedicação e aperfeiçoamento.  Já o Espetáculo “O Baile”, da Companhia Sesc de Dança de Salão, apresenta os estilos e coreografias encontradas atualmente nos bailes, tais como bolero, samba de gafieira, zouk, soltinho, chorinho e resgata também a envolvente valsa. O teatro ficou por conta do grupo do Núcleo Sesc de Estudos Teatrais, que apresentou o resultado final da sua dedicação na peça “O Mulato”, no João do Vale. Objeto de estudo do projeto Por Trás da Cena, que visa à formação cultural de jovens estudantes de escolas públicas, universitários, educadores e interessados em geral no conhecimento artístico-cultural por meio de oficinas, palestras e cursos, a apresentação narrou a história de um advogado recém-formado que ao retornar para São Luís se apaixona perdidamente pela prima, mas esbarra em grandes obstáculos para viver esse amor.
Nesta terça, dia 30 de outubro, o projeto Sesc instrumental realiza uma apresentação especial para os alunos da Educação Infantil do Sesc, com faixa etária entre 3 e 6 anos, na Área de Vivência do Sesc Deodoro. Proporcionando momentos de lazer cultural e sensibilização dos comerciários e público em geral para a música instrumental de qualidade, além de divulgação das obras de compositores brasileiros, o SESC instrumental promove apresentações às terças-feiras, na sala de dança do Sesc Deodoro.
No dia 01 de novembro, a Mostra Sesc Guajajara encerra com uma maratona cultural de 12 horas de programação (Over12). Na vasta lista de atrações, a tarde é dedicada à morte do Boi Brilho do Sesc. Composto por 100 pessoas, 70 destas são do Trabalho Social com Idosos (TSI), com idade entre 60 e 91 anos. O ritmo da orquestra embala os brincantes, que mostram habilidade e muita alegria. A comemoração inicia às 15 horas, com convidados do TSI e Baile “Show Bumba Meu Som”, e se estende até as 16h30. O Ritual de morte do Boi Brilho do Sesc está marcado para as 17 horas, contando com a participação do Boi São Bento.

O trabalho de difusão e promoção artística da arte em geral do Sesc contribui de forma relevante para a democratização do acesso às produções locais e nacionais. No ano passado, a instituição inseriu 544.048 comerciários no universo das artes cênicas, visuais, audiovisual, dança, música e literatura em variados espaços, com obras e criações para todos os tipos de públicos.


Fonte: Amanda Machado / ASCOM Sesc