28 de out de 2010

O Miolo da Estória encanta público






Texto: Bruna Castelo Branco

Na penúltima noite da V Mostra Sesc Guajajara de Artes, mais uma vez, foi marcada pela valorização das produções teatrais maranhenses. No Teatro Alcione Nazaré, o ator Lauande Aires foi responsável por mais uma noite de casa cheia e apresentou o espetáculo "O Miolo da Estória", da Santa Ignorância Cia de Teatro.


A montagem narra a história de João do Miolo, um brincante de bumba-meu-boi que leva a capoeira (base que sustenta o boi) e não aparece durante a brincadeira. João sonha em ser cantador e puxar o rebanho com seu canto, mas, além do sonho do bumba-meu-boi, vive uma realidade difícil, trabalhando em construções civis e com sérias restrições financeiras.


O espetáculo solo é construído com base em observação do ator sobre personagens típicos da cultura popular maranhense: homens humildes que tem na paixão pelo folclore, misturando alegria e fé nos santos da época.


Com elementos cênicos que lembram uma construção civil, Lauande movimenta-se no palco, fala o texto como se contasse histórias a amigos e conquista o público que consegue imaginar até mesmo os colegas do João Miolo no trabalho, consegue imaginar um terreiro onde o "miolo" dançando e encantando os brincantes.


Lauande domina a cena com perfeição, aproveita bem os espaços cênicos, a iluminação e mostra uma maturidade artística que faz o espectador maranhense ter orgulho da produção local