28 de out de 2010

Intervenções culturais na festa Over 12

Para marcar em grande estilo o encerramento de oito dias de revoada artística promovida pela V Mostra Sesc Guajajara de Artes, a festa Over 12 que acontece amanhã terá uma programação bastante diversificada. Entre shows, cultura popular, música eletrônica, um dos destaques do evento é a realização de intervenções urbanas. Entre os convidados, destaca-se a presença do artista Marcus Vinicius, do Espírito Santo (foto) que inicia a série apresentações a partir das 20h na Área de Vivência do Sesc. Ele marcará presença na Over 12, até a meia noite, apresentando uma série de intervenções, características do seu trabalho. No seu currículo, uma série de intervenções em espaços públicos e muitas atividades ligadas ao universo cultural.
Desde 2007, o artista realiza projetos de intercâmbio, produção e pesquisa em performance, além de coordenar eventos e ministrar oficinas no Brasil, Argentina, Colômbia, México e Espanha. Coordena o LAP!: Laboratório de Ação & Performance.
Organiza o TRAMPOLIM_ plataforma de encontro com a arte da performance. Em sua produção artística, o foco é o seu próprio corpo como território para a experimentação, explorando temporalidade, contingência, instabilidade e limites em performances e ações urbanas, estendendo também ao vídeo e a fotografia.
Sua obra tem sido apresentada em museus, galerias, projetos, encontros e festivais no Brasil, Reino Unido, Argentina, Colômbia, México, Bolívia, Estados Unidos, Polônia, Portugal, Espanha, Itália, Rússia e Finlândia. Em 2009 recebe a bolsa para jovens artistas visuais do ECuNHi - Espacio Cultural Nuestros Hijos, da Fundación Madres de Plaza de Mayo, e FNA - Fondo Nacional de las Artes, Buenos Aires, Argentina. Vive e trabalha entre La Plata, Argentina e Vitória, Brasil. Outras informações: www.marcusvinicius.tk

OBRAS
01. Frágil, 2008
Real Visuales. Córdoba, Argentina.
Registro: Verónica Meloni

02. Cuerpo extraño IV _Monterrey, 2010
HORASperdidas: performance-art en espacio público. Monterrey, México.
Registro: Heriberto García

03. Through the essence of the escape, 2010
ABIERTO DE ACCI ‘N _Cartagena / Festival Mucho+Mayo. Cartagena, Espanha.
Registro: Fuensanta Balanza

04. Intimate immensity, 2010
VIII International Festival of Experimental Arts. São Petersburgo, Rússia.
Registro: Maria Casan

05. Cuerpo extraño III _Buenos Aires, 2009
SELF FICTION / Fondo Nacional de las Artes. Buenos Aires, Argentina
Registro: Verónica Meloni

06. Sometimes, I can fly, 2010
Galleria 3H+K. Pori, Finland.
Registro: Lora Dimova