27 de out. de 2010

Histórias infantis contagiam crianças na Mostra SESC Guajajara


Texto: Max de Medeiros

Paralelamente à programação da 5ª edição da Mostra Sesc Guajajara de Artes acontece desde a segunda-feira (25) o projeto BiblioSesc, que visita quatro comunidades levando contação de histórias infantis com o grupo Tramando Teatro.

O projeto já passou pelo Paço do Lumiar, Vila Sarney Filho, hoje chega ao Residencial José Reynaldo Tavares e amanhã vai ao bairro do São Raimundo. As crianças ficam encantadas pelas histórias encenadas no palco improvisado nas escolas. “Eu gostei muito, amanhã vai ter de novo?”, pergunta a pequena Júlia, de apenas 06 anos, logo após a apresentação do conto Dona Baratinha no Centro Social da Vila Sarney Filho.

Adultos e professores também aproveitaram a oportunidade para se divertir com o espetáculo do grupo Tramando Teatro. “São apresentações muito educativas, as crianças ficam muito curiosas, muito atentas. A mensagem transmitida pelas histórias é muito boa”, destaca a assessora de direção do Centro Social, Magnólia Pires.

A representante da Associação Comunitária da Vila Fomento se encantou tanto com a peça teatral que já pretende fazer iniciativas como essa na comunidade onde mora. “É muito importante para as crianças, porque são coisas que as crianças não conhecem, não têm acesso. Até para gente que é adulto é muito interessante”, afirma Lúcia.

A coordenadora do núcleo de literatura da Mostra Sesc Guajajara, Gizelly Almeida, destaca a importância da iniciativa do SESC em levar a cultura dos livros para as comunidades mais carentes. “É uma maneira de incentivar a leitura por meio da contação de histórias, uma forma de divulgar a importância da leitura para públicos que não possuem acesso aos livros”, conclui.

Além das duas apresentações nas comunidades que acontecem esta tarde e amanha, o núcleo de literatura da Mostra Sesc Guajajara proporciona ainda uma roda de conversa e noite de autógrafos com o escritor e ator Igor Nascimento na Galeria de Artes do Sesc Deodoro, hoje a noite a partir das 18h30. Igor é autor dos livros “O assassinato de Charllene” e “As três estações da loucura”.