27 de out. de 2010

Hoje à noite- Vestidas em Nelson


Texto:Max de Medeiros

O palco do teatro Alcione Nazaré recebe na noite desta quarta-feira (27) o espetáculo “Vestidas em Nelson”, que integra a programação da V Mostra SESC Guajajara de Artes. A peça começa a partir das 19h e tem o objetivo de confrontar três personagens femininas do autor brasileiro Nelson Rodrigues com o público e com elas mesmas, gerando uma situação inusitada e até mesmo cômica.

De acordo com as diretoras do espetáculo, Roberta Soraya e Fernanda Costa, a peça começou a ser rabiscada em maio de 2009. O texto é escrito pelas atrizes que também interpretam as personagens em cena, junto à terceira integrante do grupo, Nina Araújo.

Sônia, Dorotéia e Alaíde, personagens apresentadas por Nelson Rodrigues em suas respectivas peças: Dorotéia, Valsa nº. 6 e Senhora dos Afogados, encontram-se no palco através do trabalho do grupo de atrizes em meio a uma dramaturgia não-linear. “O espetáculo é apresentado sempre em estruturas de experimentação, que à medida que a pesquisa era realizada e aprofundada, foi encaminhado para indagações acerca da estética teatral contemporânea, seu processo criativo e sua prática pedagógica, reformulando-se a cada experimentação”, destaca a atriz e diretora do espetáculo, Roberta Soraya.

O grupo já se apresentou algumas vezes em São Luís, além de já ter levado o espetáculo para o município de Barra do Corda, interior do Maranhão, e para a cidade mineira de Ouro Preto. O que as atrizes ressaltam que o público deverá encontrar na apresentação da noite desta quarta-feira (27) é o resultado do feliz encontro de artistas plásticos, músicos e atores, que juntos proporcionaram o que será visto pelos que comparecerem ao teatro. A direção de arte é assinada por Raimundo Araújo, figurinos de Eduardo Duarte, direção de palco de Isabella Gaioso, assistente de palco, André Araújo, técnico de iluminação, Rogers Paul, sonoplastia, Tieta Macau e produção de Ivanna Ramos e Nayara Ranne.