26 de out. de 2014

Bichos fujões encantam grandes e pequenos

Companhia Cambalhotas apresentou Os Saltimbancos para Teatro Alcione Nazareth completamente lotado

TEXTO: ZEMA RIBEIRO
FOTOS: ROSANA BARROS


Público lotou o teatro Alcione Nazareth para ver Os Saltimbancos

O Teatro Alcione Nazareth, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande), recebeu ontem (25), na programação da 9ª. Aldeia Sesc Guajajara de Artes, o espetáculo Os Saltimbancos, da Companhia Cambalhotas.

Os ingressos se esgotaram e a plateia estava completamente lotada. O musical, com trilha sonora de Chico Buarque, conta a história de quatro animais – um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata – que fogem de seus donos por conta dos maus tratos.

A Companhia Cambalhotas inova e mescla teatro de bonecos, projeções e atores, encantando não só os pequeninos. A jornalista Deborah Ferreira não poupa elogios: “essa montagem da Cambalhotas é muito melhor do que uma de fora que eu assisti no Arthur Azevedo”, afirmou. Ela levou o filho Raul, de menos de dois anos, e elogiou seu comportamento: “assistiu todinha, quietinho. Um moço na frente, quando se mexia, ele se mexia também para não perder nada de vista”, contou. Ela elogiou a iniciativa do Sesc/MA: “um espetáculo como esse, lotado, mostra que, quando se tem coisa boa, de graça, o povo sai de casa para ver”, disse.



Maria Clara, de cinco anos, gostou bastante do espetáculo, mas elegeu seu bicho preferido: “a gata”, revelou, enquanto esperava na fila para tirar uma foto com o bicho e a bonequeira que lhe dá vida no espetáculo. A advogada Renata Cordeiro levou a filha Malu pela quarta vez para ver o espetáculo da Cambalhotas. “Ela já viu outras montagens, mas só se empolga com essa. É realmente a melhor”, elogiou.

O elenco, ao se apresentar, pediu aplausos para a plateia. “Vocês merecem aplausos por terem lotado esse teatro. É tão difícil fazer teatro no Maranhão, a gente fica feliz quando o público vem prestigiar”, afirmou o diretor Waldemir Nascimento, que agradeceu também ao Sesc/MA pela oportunidade.

A Cambalhotas anunciou que está trabalhando na montagem de Pinóquio, que devem encenar no começo de 2015. No próximo dia 16 de novembro eles voltam a apresentar Os Saltimbancos, dessa vez na Praça Maria Aragão, na programação do Festival Sesi Bonecos do Mundo.

Cinema – Outro espaço do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho que recebeu programação da 9ª. Aldeia Sesc Guajajara de Artes foi o Cine Praia Grande. Lá foi exibida uma reprise da mostra Tati por inteiro, dedicada à obra do cineasta francês Jacques Tati.


Filmes como Parada, As aventuras do sr. Hulot no trânsito louco, Carrossel da esperança e Meu tio, entre outros, compuseram a programação. Amanhã, nos turnos matutino e vespertino a UEB Camélia Costa Viveiros, no bairro do Coroado, recebe a programação do CineSesc nas Escolas. Na ocasião serão exibidos os curtas-metragens Josué e o pé de macaxeira, Cuida da tua esquerda!, O pescador de sonhos e A escola dos carteiros.

Toda a programação da 9ª. Aldeia Sesc Guajajara de Artes é gratuita e aberta ao público. A programação completa pode ser conferida na aba Programação 2014 deste blogue e/ou no site do Sesc/MA.