22 de out. de 2013

8ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes tem início nesta sexta, 25

Cortejo artístico abre a programação do evento que, este ano, explora as multilinguagens artísticas

De 25 de outubro a 1º de novembro, os principais espaços culturais de São Luís serão palco de espetáculos artísticos contemporâneos na 8ª edição da Aldeia Sesc Guajajara de Artes, evento promovido pelo Sesc no Maranhão, já consagrado como via de fomento às produções locais, circulação de espetáculos premiados nacionalmente, além de formação de platéia.

(Cortejo/2012)


 (Cortejo/2012)


A programação vai apresentar a diversidade de grupos, artistas e performances que experimentam a mistura de linguagens artísticas – teatro, música, dança, vídeo, cinema, entre outros, de forma criativa e inovadora, durante oito dias dedicados à celebração da arte e cultura brasileira com todas as apresentações gratuitas.

O evento terá início às 16h com o Cortejo Artístico. Figuras míticas, faunos, personagens de lendas maranhenses, artistas de circo, batuqueiros, grupos de dança e bumba-meu-boi sairão da Área de Vivência do Sesc Deodoro, passando pela Rua Grande até a Praça Nauro Machado (Praia Grande), local dos shows.  A partir das 19h, sobe o palco o Dj Jorge Choairy(MA), Coletivo Gororoba (MA), Strobo (PA) e a banda de Pedra Branca (SP), que apresenta sonoridades da música étnica mundial com toques da música brasileira, eletrônica e jazz.

(Pedra Branca/SP | Foto: Promocional)

(Pedra Branca/SP | Foto:Arquivo)

(Strobo/PA | Foto: Thiago Araújo)

(Coletivo Gororoba/MA | Foto: Promocional)

Aldeia

Após 7 edições, a Mostra Sesc Guajajara de Artes passa a se chamar Aldeia, ampliando o sentido do evento.  As Aldeias são mostras de arte e cultura organizada pelos Departamentos Regionais do Sesc durante a passagem de espetáculos do Palco Giratório por seus territórios de modo a garantir que os trabalhos selecionados pela curadoria dialoguem com a produção dos estados. Com o objetivo de estimular a produção e o consumo dos bens culturais, as Aldeias reafirmam assim o compromisso do Projeto com o fomento de uma política para a produção e difusão da arte em âmbito nacional. As aldeias visam fortalecer os laços comunitários de artistas, espectadores e produtores, buscando inovar e diversificar o circuito cultural brasileiro.

Espetáculos Teatrais

Mais de 20 espetáculos teatrais, peças infantis, apresentações de dança e intervenções poéticas estão na programação, com destaque para grupos maranhenses que estrearam peças este ano e companhias convidadas de outros estados que circulam o país pelo projeto Palco Giratório.

Entre os espetáculos, a Cia Falácia (RJ) apresentará a peça “Amor Confesso”, com texto baseado em contos de Arthur Azevedo. Já a companhia gaúcha Gente Falante (RS) trará o encantamento do teatro de bonecos a partir da história inusitada de uma xícara contracenando com bules, açucareiros e colheres, adaptação do conto “A Gata Borralheira”, dos Irmãos Grimm. “Retalhos de Hilda Hilst”, da Companhia Abluir; “Dona Derrisão”, do Grupo Petite Mort Teatro, “Morta entre lírios”, da Carruagem Produções e “Velhos caem do céu como canivetes”, da Pequena Companhia de Teatro, são algumas das produções maranhenses participantes.

Música

Todas as noites, a partir das 19h, se apresentarão artistas e bandas da cena contemporânea da música produzida no Maranhão e no Brasil, nos mais diversos gêneros, com projetos autorais inovadores. Nomes como o Plano Somma, grupo de rap com influências do Racionais MC’s e Marcelo D2 que vem conquistando o público com letras inspiradas em ruas de São Luís e que fogem ao tema do crime e favela de São Luís, além da cantora Natália Ferro, figura já conhecida da cena pop-rock da cidade que gravou este ano seu primeiro EP, que é uma prévia do CD.

Artes Visuais e Cinema

Exposições fotográficas, instalações, ambientações artísticas, intervenções urbanas e poéticas ocuparão os espaços do Sesc Deodoro, Galeria de Arte do Sesc, ruas do Centro Histórico, Centro de Cultura Popular, Praça Nauro Machado, Teatro João do Vale e Terminal da Praia Grande.

No Cine Praia Grande acontecerá a Mostra Cine Mundi. Serão exibidos longas-metragens de seis países diferentes: Argentina, França, África do Sul, Portugal, Canadá e Brasil, com destaque para a produção local do filme “Luíses – Solrealismo Maranhense”, premiado no último Festival Guarnicê de Cinema pela direção de arte e ator. O filme é uma mistura de ficção e documentário que retrata a vida do ludovicense sob uma ótica crítica da sociedade, utilizando o mito da serpente adormecida nos subterrâneos e a história de vários luíses que compõem a cidade.

Oficinas

Além dos espetáculos, oficinas, workshops, vivências e mesa de diálogo serão oferecidas ao público como ações formativas do evento. Momento propício para a troca de experiências, diálogos e capacitação entre profissionais, estudantes de arte, músicos e professores, este ano as oficinas abordam o teatro de bonecos, poéticas, fotografia, história do reggae, vivência musical, circo e videodança.

As inscrições estão sendo feitas até a quinta-feira (24), das 9h às 17h, na Sala de Cultura do Sesc Deodoro. O modelo de ficha de inscrição está disponível no blog do evento: aldeiasescguajajaradeartes.blogspot.com.

Over12

No dia 1º de novembro, a Aldeia terá 12 horas ininterruptas de atrações, com diversas performances, intervenções, instalações, discotecagem com o DJ Drumagick (SP) e shows com a Banda Baré de Casco (MA), Natália Ferro (MA) e Babi Jaques e os Sicilianos (PE).

A 8ª Aldeia começa na sexta (25) e vai até o dia 1º de novembro, em São Luís. Nas cidades de Itapecuru e Caxias, a programação segue de 03 a 09 de novembro, com oficinas, espetáculos teatrais e shows. A mostra é gratuita, mas o público pode colaborar com o Programa Mesa Brasil do Sesc, que complementa milhares de refeições de crianças e adolescentes de São Luís e Caxias, doando 1 kg de alimento não-perecível nas bilheterias dos teatros.

Mais informações e programação completa:
E-mail Ascom Sesc: ascomsescma@gmail.com
Ascom Sesc: 3216-3813 /14/15/61
Assessoria de Comunicação da Aldeia: (98)88711079/81311037