28 de out. de 2013

Aldeia Sesc transforma Palco em Picadeiro no: O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só

A programação desta terça-feira (28) engloba três espetáculos, discotecagem, música instrumental, Intervenção Poética, além de duas bandas tocando muito Rock e Blues.

Na terça-feira tem circo? Tem, sim senhor! Tem teatro? Tem, sim senhor! Tem Aldeia Guajajara? Tem, sim senhor! E quem comanda o espetáculo é o ator Heinz Limaverde, protagonista de O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só, da Cia. Rústica de Teatro, que será apresentada a partir das 19h no Teatro João do Vale.


A montagem de Heinz Limaverde e Patrícia Fagundes com direção musical de Simone Rasslan conquistou em 2011 o Prêmio Açorianos, maior evento de premiação das artes cênicas de Porto Alegre nas categorias de melhor direção e melhor figurino.

A peça é um mix de comédia e musical, baseada em experiências vividas pelo ator que é natural de Crato, município do interior do Ceará, Heinz conheceu o circo na infância e desde então se encantou pela magia do universo artístico.

No imenso picadeiro da memória, o ator se equilibra na corda-bamba que conecta arte e a vida, transitando por vários tipos do imaginário circense, como por exemplo, os personagens clássicos, como a mulher barbada, o mágico, a vedete, o cantor e, claro, os palhaços.

O espetáculo ganha os palcos do Brasil na 16ª edição do Palco Giratório Sesc, considerado o maior festival de teatro itinerante da América Latina. O projeto foi a semente nacional para a realização das mostras de arte e cultura promovidas pelos Departamentos Regionais do Sesc, que este ano receberam o nome de Aldeia.

Às 20h, o palco do Casarão Angelus Novus (Beco Catarina Mina) recebe o espetáculo teatral “Morta entre Lírios” da companhia maranhense Carruagem Produções.


A peça Morta entre Lírios é uma releitura da obra Valsa nº 6 do autor Nelson Rodrigues, onde o amor, o ódio e a decepção dialogam entre si convidando o público para uma viagem que passa pelos caminhos da loucura e da lucidez.

Apresentações no Sesc Deodoro

Aproveitando a estrutura polifônica presente na 8ª Aldeia Guajajara de Artes, será apresentado a partir das 10h da manhã na Área de Vivencia do Sesc Deodoro a peça infantil Mistura: A Dança das Coisas” com o Grupo N8 do Ceará.

O espetáculo é idealizado pelos artistas Carlos Antônio dos Santos, Ricardo Leite e Mônica Rêgo Maciel, integrantes do Grupo N8 que desde 2003 realiza trabalhos que abrangem dança, performance, vídeo-dança, fotografia e teatro, ou seja multilinguagens.

Ao meio dia os frequentadores do Restaurante do Sesc Deodoro vão desfrutar de uma apresentação única, a Discotecagem Rádio Casarão- MA, que promete animar o horário do almoço com o melhor da música eletrônica.


Na sala de Dança, a música instrumental de qualidade é garantida com o Projeto Sesc Instrumental, nesta terça-feira o grupo Ensemble Brasil faz um passeio por temas consagrados da Música Popular Brasileira. No repertório não podem faltar as já eternizadas, Garota de Ipanema, Feijoada do Brasil, Mania de Você, Estrada do Sol, As Rosa Não Falam, dentre outras que prometem encantar o público até às 13h30.

Quem comparecer a Área de Vivencia Sesc do Deodoro também poderá apreciar todo encanto literário da Intervenção Poética “Realejo”. Utilizando um realejo e uma gaiola poética, o mímico Gilson César convida os frequentadores do Sesc para um momento de leitura e reflexão, que pretende atrair idosos, adultos, jovens e crianças.


Shows

A pegada eletrônica da maranhense Carol Vieira promete agitar o público, comandando as pick-ups com muito indie e pop music, a partir das 20h. E quem é apaixonado pelo bom e velho Rock`n Roll não pode perder o show “Em Vida Real” com a banda maranhense Vinil do Avesso, a apresentação acontece ás 21h. A partir das 22h a plateia será embalada pelo melhor do blues com a banda Tequila Blues no show especial “Blues Mágico”.




8ª Aldeia Sesc

A 8ª Aldeia segue até o dia 1º de novembro, em São Luís. Nas cidades de Itapecuru e Caxias, a programação acontece de 03 a 09 de novembro, com oficinas, espetáculos teatrais e shows. A mostra é gratuita, mas o público pode colaborar com o Programa Mesa Brasil do Sesc, que complementa milhares de refeições de crianças e adolescentes de São Luís e Caxias, doando 1 kg de alimento não-perecível nas bilheterias dos teatros.

O objetivo do evento é difundir a cultura brasileira e o talento da produção local nas mais diversas linguagens, trazendo espetáculos de circulação nacional e promover a formação de plateia. Este ano o evento passou a se chamar Aldeia, que são as mostras de arte e cultura organizadas pelos Departamentos Regionais do Sesc visando fortalecer os laços comunitários de artistas, espectadores e produtores, buscando inovar e diversificar o circuito cultural brasileiro.

Fonte: Izadora Carvalho (estagiária) / ASCOM SESC