24 de nov. de 2015

Lançamento, contação de histórias e troca de livros marcam programação literária da 10ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes

O Núcleo de Literatura terá como carro forte o lançamento da sexta edição da revista Palavra, publicada pelo Departamento Nacional

TEXTO: LIDENEY RIBEIRO

O Núcleo de Literatura da 10ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes traz na programação lançamento da revista Palavra, contações de histórias com participação da Unidade Móvel do BiblioSesc e a realização de mais uma edição do Troque Ideia, Troque Livros. A programação oficial em comemoração dos 10 anos de existência de um dos maiores projetos do Sesc de valorização da produção artística maranhense acontece de 25 de novembro a 3 de dezembro.


O lançamento da sexta edição da revista Palavra, publicada pelo Departamento Nacional, é o destaque da programação literária da 10ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes. A Revista é um canal de discussão da literatura brasileira e surgiu como um desdobramento do Prêmio Sesc de Literatura, propondo-se a oferecer uma ampla perspectiva do fazer literário, fomentando discussões e divulgando iniciativas importantes na área. 

Por meio de uma ação realizada na sede da Pequena Companhia de Teatro (Centro Histórico), no dia 30 de novembro, às 19 horas, o evento de lançamento conta com Rafael Lorran/MG e Betânia Pinheiro/MA, mediação Dinho Araújo em uma mesa de diálogos e a participação do maranhense Josoaldo Rêgo com a leitura poética “Poesia Falada”.



A agenda de atividades do Núcleo de Literatura é composto ainda por contações de histórias nos dias 26, 27 e 30 de novembro e 1º de dezembro em escolas da capital e na Área de Vivência do Sesc Deodoro.


Sob o comando das técnicas em Biblioteconomia do Sesc, Gizelly Almeida e Hellen de Paula, a Aldeia sedia mais uma edição do “Troque ideias, troque livros”, uma atividade que visa incentivar a leitura e ampliar os horizontes culturais dos usuários da Biblioteca Rosa Castro.

Por meio do troca-troca, comerciários, dependentes e a comunidade geral poderão adquirir um exemplar ainda não lido do autor preferido ou explorar novas fronteiras literárias.

No período de 23 de novembro a 1º de dezembro, das 8h30 às 17 horas, os frequentadores poderão entregar seus itens para troca na própria Biblioteca. No ato da entrega, cada usuário receberá um vale, com o qual obterá um item correspondente.  O troca-troca está agendado para o dia 2 de dezembro, das 11 às 16 horas, na Biblioteca Rosa Castro Infantil. Mais informações no (98) 32163887

SOBRE A ALDEIA

A Aldeia Sesc Guajajara de Artes é um projeto de continuidade no país. Integrante da Rede Sesc de Intercâmbio e Difusão das Artes Cênicas, o projeto caracteriza-se pela potência do confronto com o outro e o novo nas linguagens música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cinema e circo. Essa reunião de elementos e características exprime o espírito que norteia o evento, marcado tanto pela expressividade da cultura popular, afro-brasileira e indígena, quanto pela arte contemporânea. Apresentando-se em formato de “Aldeia Cultural”, concentra uma programação artística-cultural para públicos variados. Em sua 10ª edição, promovida no período de 25 de novembro a 03 de dezembro nos municípios de São Luís e Raposa, a Aldeia Sesc Guajajara de Artes evidencia sua vocação multiculturalista através de uma ampla e rica programação fortemente marcada pelo diálogo com os coletivos e redes culturais.

Quer saber o que vai acontecer na 10ª Aldeia Guajajara de Artes confira nossos espaços na rede:
Site do Sesc - www.sescma.com.br
Blog Aldeia Sesc Guajajara - http://migre.me/scMqG
Fanpage Aldeia Sesc Guajajara - http://migre.me/scMq4
Fanpage Cultura Sesc - http://migre.me/scMrD
Twitter - https://twitter.com/sescma
Instagram do Sesc- http://migre.me/scMvW
Instagram Aldeia Sesc Guajajara - http://migre.me/scMxJ