20 de nov. de 2015

Curso "A fotografia contemporânea e suas confabulações sensíveis", ministrada por Carolina Libério e Jane Maciel (Coletivo NUPPI).

Tá sabendo das oficinas da 10ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes? Se ligue no Curso "A fotografia contemporânea e suas confabulações sensíveis", ministrada por Carolina Libério e Jane Maciel (Coletivo NUPPI).

Resumo:

A reflexão sobre a fotografia contemporânea em seus diversos usos passa pelo entendimento da constituição de um espaço de criação onde os critérios valorativos não são mais aqueles do belo, seja este romântico ou formal, nem da aspiração de um realismo absoluto, mas da fotografia como operador conceitual sobre o mundo, uma escrita sensível que instiga diálogos, questionamentos, afetos e reflexões. Sendo assim, o presente minicurso busca discutir e questionar as possibilidades operatórias da fotografia como atividade confabulatória, no sentido de que qualquer fábula elaborada, como conceito ou narrativa, conecta-se às esferas do real ou do belo, estes ideais inalcançáveis, mas também os ultrapassam. Em um primeiro momento serão discutidos os aspectos históricos da prática fotográfica artística, com enfoque na transição que vai da fotografia moderna para a contemporânea, para em seguida serem compartilhadas impressões sobre projetos fotográficos e exposições. Por fim, voltaremos à discussão para a elaboração e conceituação de projetos por parte dos participantes da oficina.
Sugerimos aos participantes levem algum dispositivo de captação fotográfica.

28/11 a 02/12/2015
Das 14 às 17 horas
Local: Espaço Chão Slz.


Inscrições no Setor de Cultura - Sesc Deodoro ou por e-mail (solicitando ficha de inscrição): aldeiasescguajajaradeartes@gmail.com
Vagas Limitadas!