26 de out. de 2013

Aldeia Sesc traz espetáculo inspirado em contos de Arthur Azevedo

Quatro espetáculos teatrais e duas bandas de rock são algumas das atrações da programação da 8ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes, neste sábado (26).

“Casar ou não casar, eis a questão”. A dúvida ainda pesa entre muitos casais apaixonados. O medo de institucionalizar o afeto e torná-lo burocrático. Em tempos de mudanças no Código Civil e a adoção de novos modelos de relação conjugal, como o reconhecimento da união civil homoafetiva, os contos de Arthur Azevedo, escritos no Século 19, ganharam sabor de novidade na peça “Amor Confesso”, da Cia. Falácia (RJ), que será apresentada às 19h, no teatro que leva o nome do dramaturgo maranhense.


Em cartaz desde 2011, o espetáculo é a segunda produção da Companhia, formada pelo casal de atores Cláudia Ventura e Alexandre Dantas, unidos no palco e na vida real. No palco, duas cadeiras servem de cenário para que a dupla vá contando oito contos diferentes de Arthur Azevedo sobre o amor. Porém, a maioria das histórias não tem final feliz e resta a dúvida compartilhada com o público se os dois deverão ou não se casar.

A peça tem circulado o país por meio do Palco Giratório, em sua 16ª edição. O projeto foi a semente nacional para a realização das mostras de arte e cultura promovidas pelos Departamentos Regionais do Sesc, que este ano receberam o nome de Aldeia. A Cia. Falácia também promoverá a oficina “A cena narrativa”, no domingo (27), direcionada a profissionais e estudantes de Arte.

Peças infantis e drama

Uma pequena menina chamada Lali e seu amor por pássaros, flores e a natureza estão na peça “Amor em flor”. O espetáculo infantil da Cia. Boca Rica trabalha com a delicadeza do teatro de bonecos e será apresentado no palco do Teatro João do Vale, às 17h. A peça é recomendada para crianças, a partir dos 4 anos.


E não faltando disposição para a criançada, às 18h, no Teatro Alcione Nazareth, mais uma peça promete diversão e muita gargalhada, com a simplicidade da arte do riso. “Ida ao circo” conta a história dos palhaços Mucos Meleca Eca e Lulu Piluleta, únicos integrantes do Circo Belelém, que pretendem montar um novo espetáculo, porém, várias situações inusitadas vão acontecendo no meio do caminho. Com direção de Evandy Oliveira, a peça é uma adaptação do texto Ida ao Teatro, de Karl Valentim.


Às 20h, o palco do Casarão Angelus Novus (Beco Catarina Mina) recebe o drama “Retalhos de Hilst”, da Abluir Produções Artísticas, com direção de Cássia Pires. O espetáculo é performático e vai provocando nos espectadores sensações de angústias, lirismos, escárnios e obscenidades a partir de fragmentos de textos poéticos de Hilda Hilst que vão revelando o temperamento intenso e sensível da escritora.


Shows

À noite, a Praça Nauro Machado (Praia Grande) será tomada pelos roqueiros da cidade. Subirão ao palco as bandas maranhenses Boy Bad News, às 21h, e, em seguida, a Fúria Louca. Antes de cada banda, haverá a discotecagem da DJ Aritanna Varney. Com seu jeito feminino e corpo tatuado, a DJ tocará repertório pautado em clássicos do gênero ‘rockabilly’, da década de 50, que tem como expoentes Elvis Presley, Little Richard e Chuck Berry.


A Boy Bad News, formada pelo trio Domingos Thiago (guitarra e voz), Emanuel Maia (baixo) e Sandoval Filho (bateria), busca o ambiente sonoro do rock feito em beira de estrada, com mesa de sinuca, bebida e mulheres feito de canções que lembram a música dos anos 90.
A banda lançará hoje em seu site o clipe oficial: http://boysbadnews.com.br/


Com as boas e velhas roupas de couro e o som visceral do Hard n' Heavy, a banda Fúria Louca vai apresentar as canções do seu mais novo álbum “On The Croup of the Sinner”, que será lançado até o final de outubro pelo selo Voice Music. Com letras que exploram temas de brigas de gangue, farras e rock’n’roll, a banda representa o melhor do heavy metal underground maranhense, cheio de irreverência no palco e com hits de refrãos marcantes. A banda é formada pelos músicos Henrique Sugmyama (Vocal), Hugão Away (Guitarra), Allex Kyel (Guitarra), Ronaldo “The Truck” Lisboa (Bateria) e Tiago Guinevere (Baixo). O show começa às 22h.


8ª Aldeia Sesc

A 8ª Aldeia segue até o dia 1º de novembro, em São Luís. Nas cidades de Itapecuru e Caxias, a programação acontece de 03 a 09 de novembro, com oficinas, espetáculos teatrais e shows. A mostra é gratuita, mas o público pode colaborar com o Programa Mesa Brasil do Sesc, que complementa milhares de refeições de crianças e adolescentes de São Luís e Caxias, doando 1 kg de alimento não-perecível nas bilheterias dos teatros.

O objetivo do evento é difundir a cultura brasileira e o talento da produção local nas mais diversas linguagens, trazendo espetáculos de circulação nacional e promover a formação de plateia. Este ano o evento passou a se chamar Aldeia, que são as mostras de arte e cultura organizadas pelos Departamentos Regionais do Sesc visando fortalecer os laços comunitários de artistas, espectadores e produtores, buscando inovar e diversificar o circuito cultural brasileiro.


Programação completa e mais informações
(98) 3216 3800 / (98) 3216 3886 / (98) 8871 1079

 Texto: Alberto Júnior